logo
Latest Posts
Top
Berlim e Região Central

Berlim e Região Central

Berlim pulsa de maneira atraente, convidando turistas do mundo a desembarcarem aqui para descobrirem um pitada de seus principais temperos

Berlim e Região Central

Sim, é sempre tempo de realizar um grande sonho. E que tal se no centro desta vontade estivesse uma das capitais europeias mais contagiantes, dona de uma identidade bem definida, e quase invejável? Berlim – o coração da Alemanha – pulsa de maneira atraente, convidando turistas do mundo a desembarcarem aqui para descobrirem um pitada de seus principais temperos, distribuídos em áreas bem marcantes: cultura, gastronomia e lifestyle. Como se fosse o melhor lugar para ser visto, a capital alemã dita tendências na arte e torna tudo ainda mais gostoso ao multiplicar galerias, museus e espaços de arte a cada metro de seu território. Das ruas aos metrôs, respirar cultura faz parte do cotidiano berlinense. Sim, haverá o desejo de fotografar e contemplar o icônico Portão de Brandemburgo, contudo, já pensou em conferir as luzes e a imponência do Friedrichstadt-Palast? Ele reside como o maior teatro de variedades da Alemanha, especializado em produções requintadas que exalam criatividade e luxo.

Na busca pelos programas imperdíveis de Berlim, considere uma parada com muito tempo à disposição na Museumsinsel, conhecida como a Ilha dos Museus. Tombado patrimônio mundial da Unesco, o lugar é majestoso, e alia com primor alguns dos maiores museus do mundo, a exemplo de Bode-MuseumPergamonmuseum, Altes Museum, Neues Museum e Alte Nationalgalerie. A região está próxima da avenida Unter den Linden que desemboca na praça Alexanderplatz – famosa em todo o mundo em função de suas medidas e também por acolher gente de todas as tribos, lojas e restaurantes – mas antes, perpassa a Catedral de Berlim. Não muito distante, há a oportunidade de encarar outra estrela local, o Gendarmenmarkt, carinhosamente chamado de o lugar mais bonito da capita alemã. Faça questão de conferir essa história, bem como, a imponência que se estabelece na Catedral Francesa (Französischer Dom), na Catedral Alemã (Deutscher Dom) e na sala de concertos Konzerthaus.

Antes de mudar a rota para as demais regiões alemãs, brinde a Oktoberfest berlinense como manda o figurino, e inclua dois pontos históricos para além do icônico Muro de Berlim: a Berliner Fernsehturm e o Hackesche Höfe. Do alto de seus 368 metros de altura, a torre de televisão Berliner Fernsehturm, criada em 1969, é o edifício mais alto de toda a Alemanha, e de onde se pode curtir a vista privilegiada da Igreja Marienkirche e da praça Alexanderplatz. Um complexo arquitetônico protegido desde 1977, o Hackesche Höfe se diferencia em virtude do patrimônio histórico que cada construção carrega. Justapostos, esses edifícios constroem a maior área de pátios do país. Vá com tempo para desfrutar dos charmosos cafés, das lojinhas, restaurantes, livrarias, cervejarias…

Para todas as épocas do ano em que você deseja uma experiência memorável, mantenha na cabeça as rotas de trem a vapor pela Saxônia, quando a vida lhe dará a chance de percorrer 700 quilômetros, ao longo dos quais poderá contemplar as zonas montanhosas de Muskauer Heide e Fichtelberg, perpassar Dresden, e então se render à beleza barroca do Castelo de Hubertusburg e à Fortaleza de Königstein, no paraíso de montanhas coloridas de Elbsandsteingebirge. Com uma extensão um pouco mais tímida – 275 quilômetros – a Rota da Prata da Saxôniaviaja de trem pelas montanhas de Erzgebirge, revelando riquezas naturais e outros patrimônios alemães, caso da Igreja St. Annnenkirche, em Annaberg-Buchholz, das antigas minas Vestenburger Stollen, em Aue, e o Castelo de Osterstein, abrigado em Zwickau.

Ainda assim, no sentido da zona central da Alemanha, não há como evitar Hessen, e sua capital Frankfurt, uma cidade onde é possível se apaixonar todos os dias de maneiras diferentes. O sentimento pode ser desperto ali, aos pés das montanhas Vogelsberg, ou a alguns minutos do centro onde está o Saalburg, considerado o único castelo romano reconstruído em todo o mundo. Frankfurt consolidou-se no mundo turístico por meio de sua Goethe House, pela formosura que se espalha pelo jardim Palmengarten, e também pela suntuosidade que domina a arquitetura da Catedral de Frankfurt, da Alter Opera e da Torre Eschenheimer. Indo além da cidade, o contorno dessa região é permeado de outras joias que certamente serão de seu agrado, a exemplo de Hanau, onde nasceram os irmãos Grim, Rheingau, considerada a área de vinícolas mais bonita da Alemanha, e Kinzigtal, endereço para o Palácio Imperial de Barbarossa. Quando você acha que a aventura está acabando surgem o Apfelwein – o vinho de maça celebrado em Hessen -, além do Kartoffelkloss e das salsichas Rostbratwurst da Turíngia.

css.php